-->
Banner Técnicas de Composição

Assine abaixo e receba 2 ebooks GRÁTIS

Não realizamos spans.

Primeiras Palavras

postado por Carlos A Correia em 3/07/2009


Olá a todos,

Esta primeira postagem servirá para darmos algumas considerações sobre o blog. Creio ser importante tais palavras para que todos saibam o motivo do blog e não tenhamos problemas no futuro, uma vez que a internet é um tanto heterogênea. Por isso, recomendo esta leitura inicial.



Por que este blog?

Assim como eu, muitos estão a procura de informações sobre técnicas de composição musical, como compor melhor, como analisar músicas/composições. Não só novatos, mas até mesmo aqueles que se formaram ou tiveram algum tipo de curso, mas querem trocar informações uns com os outros.

Eu já vinha há algum tempo martelando em minha cabeça em criar um site para falar sobre composição e suas técnicas, mas sempre adiei. Cheguei a fazer meu site pessoal, contendo minhas músicas em MIDI e algumas em PDF. Até que recentemente encontrei um blog sobre regência:



Este site, do maestro Emanuel Martinez, me incentivou a fazer este blog, focando no tema Técnicas de Composição Musical.

Ou seja, focar na composição de uma música! Como fazer uma Música? Como criar uma música?



Bem provavelmente, não serei o único autor a postar aqui. Espero que outros compositores, músicos, teóricos musicais, críticos, e tantos outros, também tenham interesse em divulgar seu trabalho aqui. Por isso, seguem algumas regras e considerações.


Algumas regras:
  • Todas as postagens aqui são de responsabilidades de cada autor, cujas informações estarão no rodapé de cada postagem. O autor garante, ao querer publicar, que não há impedimento com direitos autorais. Caso aquele que queira publicar o texto não seja o próprio autor do texto, então este deve citar a fonte, e ainda garantir que não incorre em direitos autorais alheios sendo responsável por tal;
  • Além de encaminhar o máximo possível de informações que tenho conhecimento, aqui não será um curso de composição, infelizmente não é o melhor lugar para isso, nem a melhor maneira. Caso tenham interesse em algum curso, estarei disponibilizando alguns endereços e links;
  • Estarei fazendo aqui o papel de moderador, além de disseminador de conhecimento. Portanto, terei a liberdade de negar qualquer texto que seja enviado a mim ou de algum comentário, com intuito do melhor aproveitamento deste blog para todos;
  • Caso receba algum texto a ser postado aqui e eu não tiver certeza da veracidade das informações, estarei encaminhando a um grupo, de minha escolha, para verificar se o conteúdo é válido, podendo incorrer no item acima;
  • Mesmo sabendo que a música é subjetiva, variando de pessoa a pessoa, faz-se necessário uma triagem, conforme dito nos itens acima, feito por mim ou pelo grupo escolhido para tal, uma vez que mesmo sendo subjetiva em alguns aspectos, há uma ciência na música, uma vez que ela é considerada uma linguagem e vem sendo estudada e analisada já por vários séculos, portanto aqui nada será reinventado, podemos até ter abordagens diferentes. Para iniciar nossas discussões leia este artigo sobre Música;
  • Todas outras questões que possam surgir e que não estiverem ditas aqui serão analisadas, cabendo a mim decidi-las o que será feito.

Desculpe-me, mas tais regras são necessárias para que todos possam aproveitar da melhor maneira possível este blog, e não aconteça o que já presenciei em outros sites.


Se você já tiver interesse em pesquisar os assuntos postados aqui, comece por esse link: Nosso Índice!

Como sugestão, que tal dar uma lida em um desses dois posts abaixo?


Ou ainda, quer acessar direto um post prático? Veja esse link: Como Compor uma Música: da Melodia ao seu Acompanhamento - 5 Passos Fundamentais!

Por favor, sintam-se a vontade em fazer qualquer comentário ou sugestão. Entre em contato comigo por aqui.

Também não deixe de visitar os links que recomendo aqui e outros blogs.


abraços a todos (e bom proveito),


Carlos Augusto Correia
Autor do site Técnicas de Composição Musical

compartilhe este artigo nas redes sociais

Postagem mais recentePágina inicial

Quer ser notificado das próximas aulas ou cursos e ainda receber 2 ebooks GRÁTIS????


Inscreva-se na nossa lista e receba 2 EBOOKS GRÁTIS.

Você será notificado das próximas aulas e cursos online.

Preencha com seu email abaixo.

Não realizamos spans.